O Litoral paranaense estará concentrando seus esforços em fazer da Semana Mundial do Meio Ambiente um marco quanto a problemática que vive os Oceanos quando se trata de poluição por Lixo. De acordo com a ONU, há 13 mil pedaços de plástico em cada quilômetro quadrado do oceano. Esse é um dado grave, que mostra como muitos países têm sido displicentes quanto à preservação dos recursos marinhos. Por isso, uma das metas do Objetivo 14 da Agenda 2030 é aumentar a conscientização quanto à poluição dos oceanos.Visando contribuir para a melhora desta situação o Instituto Guaju em parceria com o Instituto INPAR, Cooperativa SICOOB, Instituto Sicoob-PR, Prefeitura Municipal de Guaratuba e ISEPE, além dezenas de instituições e empresas apoiadoras, planejaram uma programação que atenderá a todos os públicos promovendo a conscientização ambiental POR UM MAR SEM LIXO durante os dias 05 a 08 de junho próximo.
Destacam-se nesta programação as SALAS TEMÁTICAS de conscientização ambiental que terão como público os estudantes do ensino fundamental, médio e universitário. Trataremos de temas como curiosidades sobre fundo do mar, microlixos, pesca fantasma, exposição biodiversidade marinha e REBIMAR, reciclagem e tantos outros temas que serão trabalhados de forma lúdica e pratica com impacto direto na rotina dos participantes. Mais de 2.000 alunos participarão destas atividades. O ponto alto da semana socioambiental volta-se para a realização do 12º Mutirão de Limpeza da Baia de Guaratuba, gesto concreto de ação em prol dos oceanos. Neste, 400 voluntários estarão adentrando o interior dos manguezais e ilhas que compõem a baia de Guaratuba e comunidades do entorno para a limpeza de todo e qualquer resíduo que encontrarem pelo caminho. Segundo o professor e diretor do Instituto Guaju Fabiano Cecilio da Silva, idealizador do mutirão, trata-se da maior mobilização de limpeza de um espaço natural no litoral paranaense. Mais do que limparmos este ambiente, contribuímos diretamente para a formação de consciência ecológica nos participantes. Lugar de lixo não é no mar. Na edição anterior foram retiradas mais de 3 toneladas de resíduos, e, sinceramente esperamos que um dia nos reunamos para passear pela baía e vislumbrar a exuberante beleza deste ecossistema tão importante para a manutenção da vida marinha do planeta, e não mais para retirar lixo, conclui Fabiano. Voluntários poderão se inscrever para o mutirão através do site: www.isepe.edu.br.
Confira a programação completa:
05 de junho ás 19 horas:
Local: Auditório da Faculdade ISEPE Guaratuba
- Abertura Oficial da Semana Socioambiental;
- Palestra Magna: “O futuro dos oceanos frente a poluição ambiental”, palestrante Robin Hilbert Loose – Coordenador do Programa REBIMAR;
- Mesa Redonda: Ações e reações frente ao ambiente marinho – Experiências e desafios. Participação de representantes de organizações governamentais e não governamentais, instituições de ensino e entidades de classe.
05 a 07 de junho das 9:00 às 17 horas
Local: Faculdade ISEPE Guaratuba
- Atividades de Conscientização e Educação Ambiental voltadas para as escolas públicas e privadas do município de Guaratuba com salas temáticas e exposições;
07 de junho às 19 horas
Local: Concentração na praia Central de Guaratuba
- 1º Corrida socioambiental do litoral paranaense
08 de junho das 8:00 as 13 horas
Local: Concentração em frente praça dos namorados
- 12º MUTIRÃO DE LIMPEZA DA BAIA DE GUARATUBA